Ementa:
- Origem e objetivos da computação gráfica.
- Dispositivos vetoriais e matriciais.
- Dispositivos de entrada e saída.
- Sistemas e equipamentos gráficos.
- Algoritmos para conversão matricial e preenchimento de primitivas gráficas.
- Transformações geométricas em 2 e 3 dimensões.
- Transformações entre sistemas de coordenadas 2D e ecorte.
- Transformações de projeção paralela e perspectiva;
- câmera virtual;
- transformação entre sistemas de coordenadas 3D.
- Definição de objetos e cenas tridimensionais: modelos poliedrais e malhas de polígonos.
- O Processo de Rendering: fontes de luz, remoção de linhas e superfícies ocultas;
- modelos de tonalização (“shading”): Flat, Gouraud e Phong.
- Ray Trancing.
- Aplicação e texturas.
- O problema do serrilhado (“aliasing”) e técnicas de anti-serrilhado (“antialiasing”).
- Realidade virtual: modelagem, arquitetura e aplicações.
Bibliografia:
HEARN, D.; BAKER, M. P. Computer Graphics. New Jersey: 2th. ed., 1994.
FOLEY, J. D., VAN DAM, A, FEINER, S. K., HUGUES, J. F. Computer
Graphics: Principles and Practice. Massachusetts: Addison-Wesley, 2th.ed., 1991.
Sites
Introdução à computação gráfica
Fundamentos da computação gráfica
Computação gráfica e estilos visuais
Transformações geométricas
Projeção Perspectiva
Transformações geométricas 2
Livros
Computer Graphics - Hearn & Baker
Computer.Graphics.Principles.and.Practice.in.C.2nd.Edition
A computação gráfica e a pesquisa acadêmica
Transformações geométricas
Computação gráfica
Introdução à Computação Gráfica Projeções
Preenchimento de polígonos
Representação de Objetos Tridimensionais – Modelos Poligonais
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Sistemas gráficos e interacção
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