terça-feira, 19 de maio de 2009

COMPUTAÇÃO GRÁFICA

Carga Horária: 60 horas-aula

Ementa:
  • Origem e objetivos da computação gráfica.
  • Dispositivos vetoriais e matriciais.
  • Dispositivos de entrada e saída.
  • Sistemas e equipamentos gráficos.
  • Algoritmos para conversão matricial e preenchimento de primitivas gráficas.
  • Transformações geométricas em 2 e 3 dimensões.
  • Transformações entre sistemas de coordenadas 2D e ecorte.
  • Transformações de projeção paralela e perspectiva;
  • câmera virtual;
  • transformação entre sistemas de coordenadas 3D.
  • Definição de objetos e cenas tridimensionais: modelos poliedrais e malhas de polígonos.
  • O Processo de Rendering: fontes de luz, remoção de linhas e superfícies ocultas;
  • modelos de tonalização (“shading”): Flat, Gouraud e Phong.
  • Ray Trancing.
  • Aplicação e texturas.
  • O problema do serrilhado (“aliasing”) e técnicas de anti-serrilhado (“antialiasing”).
  • Realidade virtual: modelagem, arquitetura e aplicações.

Bibliografia:
HEARN, D.; BAKER, M. P. Computer Graphics. New Jersey: 2th. ed., 1994.
FOLEY, J. D., VAN DAM, A, FEINER, S. K., HUGUES, J. F. Computer
Graphics: Principles and Practice. Massachusetts: Addison-Wesley, 2th.ed., 1991.

Sites
Introdução à computação gráfica
Fundamentos da computação gráfica
Computação gráfica e estilos visuais
Transformações geométricas
Projeção Perspectiva
Transformações geométricas 2

Livros
Computer Graphics - Hearn & Baker
Computer.Graphics.Principles.and.Practice.in.C.2nd.Edition

PDF
A computação gráfica e a pesquisa acadêmica
Transformações geométricas
Computação gráfica
Introdução à Computação Gráfica Projeções
Preenchimento de polígonos
Representação de Objetos Tridimensionais – Modelos Poligonais
Sistemas gráficos 3D
Sistemas gráficos e interacção

Slides
Computação gráfica
Introdução à computação gráfica
Projeções

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